Nossa Equipe

Daniela Helena Calça – Professora de atividades circenses e artista
Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, trabalha há 20 anos como artista circense profissional – acrobata aérea e se apresenta no tecido, lira, rede, doble trapézio, doble faixa, mastro chines, acrobacias no solo (dupla acrobática) e clown. Estuda a arte circense há mais de 20 anos e ministra aulas de tecido e atividades circenses para crianças e adultos no Espaço de Artes Corpo Magico em Betel- Paulínia, além de coordenar sua própria companhia Corpo Magico. É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses, da Faculdade de Educação Física da Unicamp (CIRCUS).
Estudou na faculdade a atividade circense e o autoconceito do adolescente. “Escolhi ser arte educador por acreditar que todos são capazes e perceber o quanto a arte circense educa, ensina, transforma, realiza sonhos, melhora a auto estima, amo ver a evolução dos meus alunos como pessoa, de maneira integral (corpo, mente, emoção). Amo compartilhar os conhecimentos e experiencias que adquiri como artista circenses ao longo destes 20 anos”

Fausto Henrique de Oliveira – Professor de atividades circenses e artista
Técnico em Segurança do trabalho, sonoplasta, estuda a arte circense e atua como artista circense na função de acrobata, palhaço e pirofagista a mais de 20 anos. Se apresenta em doble trapézio (portô), acrobata (dupla acrobática), pirofagista e reprises de palhaço, atualmente ministra aulas de atividades circenses para crianças e adultos no Espaço de Artes Corpo Magico em Betel – Paulinia, além de coordenar sua própria companhia Corpo Magico. É integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses, da Faculdade de Educação Física da Unicamp (CIRCUS).
O que me motiva ser um arte-educador é poder compartilhar experiências e contribuir com o desenvolvimento humano através das aulas, trazer valores morais como respeito, amor incondicional, resiliência, alegria, estimular a imaginação, transportar o aluno para outro universo mais lúdico onde os sonhos são possíveis de ser realizados.

Cristina Schmied Rosa – Professora de Piano
Professora de música há 23 anos, lecionando aulas de piano e teclado para jovens de todas as idades e musicalização para crianças.
Formada nos cursos Técnico em Piano pelo Conservatório Musical Carlos Gomes, e Licenciatura em Música pela Universidade de Santos – Unimes.
Participou de vários cursos de especialização e workshops para aprimoramento da metodologia de ensino de música.
Escolhi trabalhar como educador na área da música porque desenvolvi um profundo amor por essa arte ainda muito jovem. Em um momento da minha vida percebi e compreendi sua importância como agente transformador, capaz de conectar pessoas, transmitir mensagens poderosas e de expressar emoções.
Minha experiência me permite e me motiva a compartilhar a beleza da música, a contribuir para o desenvolvimento dos meus alunos e desta forma, fazer a diferença em suas vidas.

Stella Butti Ferrari – Professora de ginastica artística
Formada em 2010 em Bacharel e licenciatura em Educação Física pela UNICAMP, atuando na área de Ginástica Artística há 15 anos. Trabalhou em equipes como Prefeitura Municipal de Campinas, foi concursada como técnica de ginástica artística da Praia Grande e do Sesi Campinas. Atualmente atua como técnica da Sociedade Hipica de Campinas e do Espaço de Artes Corpo Mágico.
Escolhi trabalhar com a GA por misturar duas paixões, o esporte e a arte. Além de toda superação, disciplina, qualidade técnica que o esporte exige, tem a beleza, a expressividade, a leveza da parte artística.

Larissa Andrade Rodrigues – professora de Ginastica Artística
Licenciatura e Bacharel em Educação Física na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp (2023). Sempre me envolvi com a Ginástica, tanto mais nova como atleta, e desde que entrei na faculdade como monitora nas extensões em Ginástica, tanto para o público infantil quanto adulto.
Eu escolhi trabalhar como arte educador, porque acredito que possuo liberdade para ensinar sem seguir tradições muito específicas da modalidade, os objetivos nem sempre serão os mesmos, mas continuo ensinando Ginástica. A Ginástica Artística e o ensinar são as minhas grandes paixões, e os principais pontos que me motivam a seguir na profissão, além disso também é a satisfação de ver um aluno gostando do que pratica, alegria ao conseguir fazer um novo elemento, o abraço no início e final da aula, entre outras relações feitas durante uma aula. E essas são também minhas paixões ao compartilhar daquilo que conheço. Acredito que a arte de ensinar é conseguir passar para o aluno para além da técnica de um elemento específico, é também ensinar a gostar do que está fazendo e dar sentido para tudo aquilo que se propõe a fazer.

Amanda Manochio Chavier – Professora de dança
É professora de balé clássico e jazz dance desde 2016, bailarina e coreógrafa. Natural de Franca- SP, e moradora da cidade de Campinas-SP desde 2018. Atualmente integra as equipes do Espaço de Artes Corpo Mágico, do Espaço Vivien Fortes e do projeto DançAÇÃO e dirige o grupo Hips, grupo de jazz dance. Bacharel e licenciatura em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2023).
Escolhi trabalhar como arte educadora pois acredito que a dança pode transformar a vida das pessoas, assim como transformou a minha. Desde pequena sempre foi minha maior paixão e, hoje, como profissional, tenho a possibilidade de compartilhar o que sei despertando sempre o melhor em cada um dos meus alunos.

Julia Molero – professora de Dança
Formada em ballet clássico e jazz, atualmente, aos 18 anos, dá continuidade aos seus estudos de dança em Campinas, SP, na faculdade de DANÇA, na UNICAMP. Atua como professora de Jazz no Espaço de Artes Corpo Mágico.
Ensinar pra mim vai muito além do que eu posso passar para o aluno mas as experiências que são vividas! Ensinar e ver evolução é simplesmente recompensador, renova as energias! E passar o pouco que tenho de experiência em um mundo tão grande e absurdo de informações é algo muito bonito, se torna uma troca!

Julia Cristina Reis Bruno – professora de Atividades Circenses
Formada em Comunicação Social pela UNICAMP. Atualmente é graduanda em Educação Física (FEF) pela UNICAMP, onde pesquisa as linguagens circenses através do grupo de pesquisa CIRCUS – FEF e das aulas de circo e aéreos que ministra da universidade. Desde que decidiu mudar de carreira, procura conhecimento em cursos e workshops que possam auxiliar em sua formação como arte-educadora. Ingressou no Espaço de Artes Corpo Mágico através do programa de estágio no início de 2024 e atualmente é professora de atividades circenses da escola.
O foco de sua pesquisa acadêmica é o circo social, uma forma de manifestação das linguagens circenses que busca, através da pedagogia circense, modificar a vida de crianças, adolescentes e adultos em situação vulnerável. “Acredito que o circo é capaz de mudar vidas, não só em sua linguagem de circo social, mas em todas as suas manifestações. ‘Debaixo da lona’ pode-se aprender valiosas lições como respeito, cooperação, resiliência, criatividade, confiança e expressividade. O circo fez com que eu me encontrasse comigo mesma e despertou o desejo de mantê-lo vivo, assim me entendi como arte-educadora.”

Maya Onishi – professora, artista de aéreos e palhaça
Pesquisa diversas linguagens existentes no circo desde 2010. Fundou, junto a outros artistas de Rio Claro, a única companhia e escola de circo da cidade. Com a Cia Passarinhar ganhou alguns editais como dois ProAC de aprimoramento técnico artístico que permitiu muitos aprendizados na área formativa. Sempre inquieta em busca de aprofundar mais sua formação e vivência, fez diversos outros cursos e workshops e apresentações.
O amor pela arte, especialmente o circo que carrega infinitas possibilidades de linguagens, dialoga com todos os tipos de pessoas e idades. Integra o lúdico com movimento, música, atuação. Esse amor pela arte e pelo circo e também a paixão pelo desafio do movimento me motiva.
Sou professora por vocação. Intuitivamente fiz licenciatura e sempre trabalhei lecionando. Nunca fui tímida, gosto de falar e de lidar com muitas pessoas. Outro aspecto muito lindo é observar a evolução das alunas e alunos: na força, confiança, auto estima e etc. Esses fatores me fazem ser apaixonada por compartilhar tudo o que eu conheço de circo.

Mirella Martyniak Donaire – Professora de Aéreos
É formada em Artes Visuais pela UNESP- Bauru, 2003, atriz (DRT n. 27467/SP), palhaça, acrobata de aparelhos aerocircenses e professora da mesma modalidade artística. Entre outros cursos vivenciou “Teatro” com Dora Girele, Bauru 1995; “Técnica Butôh” com Valdir Raimundo, Bauru 1998; “Palhaçaria Clássica” e “O Tempo Cômico” com Leris Colombaioni, Campinas 2009/2010; “O Palhaço em Cena” com Andrea Macera, Campinas 2010. Iniciou nas acrobacias aéreas com a prof. Gabriela Bagattini, “Nas Alturas”, 2008/2016, dando sequência com o prof. Leonardo Steinberg, “Casa do Pano”, 2017/2022. Entre os trabalhos estão “A Bicicletinha, um Maestro e uma Rainha”, FICC 2015; Turnê Oficial “A Galinha Pintadinha”, Bromélia Produções, Brasil, 2012; HOPI HARI- Teatro di Kaminda, em cinco espetáculos entre eles a Comédia Dell’arte “Arlequim e Seus Dois Patrões” e “Palhaçaria” nas ruas, Vinhedo, 2008/2010; “Espasmo n. 3” (livre adaptação de “O beijo no Asfalto” de Nelson Rodrigues), Grupo Belê e os Amores Eletrônicos, SESC- Bauru, 2001. Ministrou aulas de acrobacias aéreas na escola “Nas Alturas” de 2014 à 2017/2022 à 2025, e de 2019 à 2022 na “Casa do Pano”, onde também integrou o “Grupo Casa do Pano” desenvolvendo pesquisa cênica, qual utilizava como embasamento a Técnica Klauss Vianna de Dança em experimentação com o solo e os aparelhos aéreos, com orientação em pesquisa de Leonardo Steinberg, que resultou nos principais trabalhos, “Ensaio sobre Autonomia” e “Soma”, ambos contemplados pelo Proac Lei Aldir Blanc 2020/2021. Atualmente segue como professora no “Espaço de Artes Corpo Mágico” e em paralelo como atriz, palhaça e acrobata aerocircense em espetáculos e eventos diversos, tendo como os mais recentes, “Alegria e Poesia” , Grupo Boneco de Pano, Belo Horizonte- MG, abril/ 2024, e “Raízes da Arte Brasileira”, Academia Flor de Lótus, novembro/ 2024.
O que me motiva a ser arte educadora:
A potência que há em multiplicar os conhecimentos sempre me encantou. Poder realizar isso trazendo caminhos e atenções específicas descobertas por mim em minhas vivências, e assim conseguir contribuir com o entendimento em dificuldades apresentadas pelos alunos é o que mais me faz feliz em aulas.

Mônica Moretti – professora de atividades circenses
Atriz formada em Artes Cênicas na UNICAMP.. Atua na aérea das artes circenses desde 2015, através do Espaço de Artes Corpo Mágico, escola que treina nos dias atuais. De 2018 a 2020 passou a morar em São Luís do Maranhão para estudar Teatro – Licenciatura na UFMA (Universidade Federal do Maranhão), lá fez parte do coletivo O Circo Ta Na Rua, ministrando oficinas e desenvolvendo-se nas artes circenses.
Escolhi trabalhar como arte educadora pois foi através da arte que encontrei minha comunicação e expressão de vida. Poder compartilhar e semear conhecimentos dos quais recebi com tanta generosidade, me constitui uma realização pessoal única. Acredito que a arte transforma aquele que se dispõe a vivencia-la. Além da paixão pelo fazer artístico, acredito na arte como ferramenta de autoconhecimento e superação, além de claro, entender arte como semente, das quais precisam ser plantadas para que floresçam. Ter como profissão o ensino de circo em especial para crianças é recompensador em múltiplas maneiras, ver a evolução a cada aula e o sorriso generoso da criança me realiza de uma forma inusitada e extraordinária.

Lucas Viola – Professor de Ginástica Artística
Em formação desde 2020 em bacharel e licenciatura em Educação Física pela Unicamp, com especialização no treinamento de ginástica artística. Atua no grupo de extensão da Unicamp, oferecendo aulas de iniciação em ginásticas para a população de todas as idades. Atua também como estagiário no Clube Campineiro de Regatas e Natação, acompanhando o treinamento das equipes infantis de ginástica artística.
Eu escolhi trabalhar como arte educador com a missão de proporcionar um ambiente rico em estímulos para as crianças.
Tanto estímulos físicos, como a aprendizagem de novos movimentos e de novas capacidades motoras, como estímulos mentais como superação de desafios, a cooperação, o trabalho em equipe e o respeito ao próximo. Valores esses trabalhados com muita diversão!